Confira o que será feito com as vagas que sobraram do PSS na UFSM

Confira o que será feito com as vagas que sobraram do PSS na UFSM

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Candidatos realizaram a prova em janeiro, finalizando o primeiro ciclo do Processo Seletivo Seriado.

A divulgação da lista preliminar de classificados do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na última sexta-feira (6), marcou o encerramento do primeiro ciclo completo do modelo de ingresso implementado em 2024. Agora, os candidatos aprovados precisam ficar atentos aos prazos e procedimentos de confirmação de vaga e matrícula, etapa considerada decisiva para garantir o ingresso na instituição. O cronograma dessa fase prevê prazo até 11 de fevereiro para solicitação de confirmação de vaga e envio da documentação, com possibilidade de chamada oral estimada para a semana do dia 23 de fevereiro, caso restem vagas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao todo, foram ofertadas 2.003 vagas nos quatro campi da UFSM por meio do PSS neste primeiro ciclo, com 684 candidatos aprovados distribuídos em 76 cursos de graduação. Esse número representa uma ocupação de cerca de 35% do total ofertado. Mesmo com a adesão crescente ao seriado, o número de vagas efetivamente preenchidas ainda é parcial, cenário considerado esperado pela instituição neste momento inicial de consolidação do modelo. Segundo o pró-reitor substituto de Graduação e coordenador de Planejamento Acadêmico, Tarcísio Ceolin Jr., o processo ainda passa por uma fase de adaptação junto ao público. 

– O número de candidatos inscritos no Processo Seletivo Seriado tem apresentado um crescimento expressivo desde o seu retorno em 2024. Em média, a cada ano que passa, temos o acréscimo de mais de mil candidatos realizando a Prova 1 do PSS em relação ao ano anterior. Considerando que este é o primeiro ciclo completo do processo, é natural e esperado que haja um período de adaptação quanto ao funcionamento do seriado junto ao público interessado – afirma.


Confirmação de vaga exige atenção aos editais

A universidade orienta que os candidatos classificados acompanhem atentamente as publicações oficiais do processo seletivo, especialmente aquelas relacionadas à confirmação de vaga e matrícula. A tendência é que a maior parte dos procedimentos ocorra de forma online, com envio de documentação acadêmica e pessoal.

Entre os documentos básicos exigidos estão certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar completo e comprovações específicas para candidatos aprovados pelas políticas de ações afirmativas. No caso das cotas, podem ser necessárias entrevistas de heteroidentificação, análise socioeconômica ou apresentação de laudos médicos, conforme a modalidade escolhida.

– O fundamental neste momento é que todos acompanhem atentamente as próximas publicações na página oficial do Processo Seletivo Seriado, sempre observando os prazos e orientações previstos no edital – reforça Ceolin.

Parte significativa das vagas ofertadas no PSS ainda pode não ser ocupada após a confirmação inicial. Nesses casos, a UFSM adota um fluxo já previsto institucionalmente para redistribuição das oportunidades.

De acordo com o coordenador, a primeira alternativa é a chamada oral entre candidatos aptos na lista de espera do próprio processo seletivo. Caso ainda sobrem vagas após essa etapa, elas passam a integrar o chamado edital de vagas complementares.

– As vagas que não forem ocupadas inicialmente no PSS são disponibilizadas em chamada oral. Persistindo o saldo após a confirmação de vaga e matrícula, essas vagas passam a ser ofertadas no edital de vagas complementares, tradicionalmente publicado perto do início do semestre letivo – explica.

Neste ano, segundo a universidade, esse edital deve reunir vagas oriundas das três principais formas de ingresso da instituição, o que inclui PSS, Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que não foram preenchidas nas chamadas regulares e nas chamadas orais. Ainda não há definição oficial sobre o quantitativo total que será redistribuído nem sobre as datas dessa nova oferta, informações que devem ser confirmadas após a conclusão da chamada regular e eventual chamada oral, quando a universidade divulgar edital específico


Avaliação institucional do primeiro ciclo ainda está em análise

Embora o número de vagas preenchidas esteja abaixo da oferta total, a UFSM considera que o resultado precisa ser analisado dentro do contexto de implantação recente do processo seriado. A expectativa institucional é de crescimento gradual na adesão ao modelo nos próximos anos, conforme ele se torne mais conhecido entre estudantes do Ensino Médio.

A universidade informou que realiza avaliações periódicas após cada processo seletivo, considerando indicadores como perfil dos inscritos, taxa de ocupação das vagas, desempenho dos cursos e aspectos logísticos das provas. Ainda não há confirmação oficial sobre possíveis ajustes na oferta de vagas, estratégias de divulgação ou eventuais mudanças estruturais no Processo Seletivo Seriado.


Reitoria da UFSM revisa sistematicamente a oferta e a demanda de cursos conforme cada processo seletivo. Foto: Vinícius Becker (Diário)

Outro dado que chamou atenção nesta edição foi a ausência de inscritos em alguns cursos, especialmente no campus sede, em Santa Maria. Ao menos 18 graduações não registraram candidatos nesta edição do PSS, incluindo áreas como Ciências Sociais, Filosofia, Matemática, Engenharia Florestal, Teatro e Gestão Ambiental. Situação semelhante também foi observada em outros campi da universidade.

A instituição afirma que a baixa procura é monitorada de forma sistemática e faz parte das considerações institucionais após cada seleção. 

– A UFSM realiza diferentes análises após cada processo seletivo, contemplando aspectos como perfil dos inscritos, logística das provas, taxa de ocupação das vagas e desempenho dos cursos ofertados – explica Ceolin.

Segundo ele, esses dados subsidiam decisões acadêmicas e administrativas, embora ainda não haja definição sobre possíveis mudanças na oferta desses cursos ou estratégias específicas para ampliar a procura, discussão que segue em andamento interno. Ainda não há prazo para análise dessas questões.

Vagas ofertadas nos processos seletivos da UFSM 2026

  • Processo Seletivo Seriado (PSS): 2.003 vagas
  • Vestibular UFSM: 1.707 vagas
  • Sisu: 1.502 vagas


Sistema de ingresso

Com o ingresso da primeira turma de candidatos pelo PSS, o sistema de distribuição das vagas na UFSM passa a ser da seguinte forma:

  • PSS - 40% das vagas
  • Sisu - 30%
  • Vestibular - 30%


Formas de Ingresso na UFSM

Além do PSS, do Vestibular e do Sisu, a UFSM adota outras formas de ingresso, com editais específicos. Confira:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o que será feito com as vagas que sobraram do PSS na UFSM Anterior

Confira o que será feito com as vagas que sobraram do PSS na UFSM

Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS Próximo

Irmãs gêmeas de Santa Maria conquistam 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM pelo PSS

Educação